segunda-feira, 3 de junho de 2013

Depoimentos de Leitura e Escrita

Depoimento da professora VANESSA:
Olá a todos. Bem, eu me chamo Vanessa Colete e moro em Presidente Prudente, sou formado Ciências com Licenciatura em Matemática. Minha experiência com leitura iniciou quando estava na primeira série, onde pouco gostava de ler, e nessa época ia brincar muito pelas ruas, ainda mais que morava em Marabá Paulista cidade pequena onde mais se brincava do que se parava para ler, íamos muito à piscina. Na quinta série mais participava do jogos escolares, do que queria saber de leitura. Ia à biblioteca da escola pegar alguns livros para leitura só quando necessário ou quando era leitura para nota, ou para ver as histórias, os desenhos, não me preocupava ainda com as diversidades e se tinha entendido ou não. Minha família não era de leitura ou incentivo, pois vieram do sitio e tinham outros interesses.
A partir da oitava série agucei mais o meu desejo de leitura e foi a partir daí que decidi que seria professora de alguma área de exata, pela qual eu gostava mais. Mas me recordo da coleção" Vaga Lume" que também fez parte da minha época de estudante.Também gostei muito do Escaravelho do Diabo fiquei encantada com a narrativa apresentada nele. Acho que a leitura é fazer com que viajamos através deles, imaginamos o que esta passando dentro da história e fazermos parte dela.

Depoimento da professora RITA VALÉRIO: 

           Olá! Meu nome é Rita, moro em Presidente Prudente - SP e sou professora efetiva de Matemática a 13 anos na Escola Estadual Professora Clotilde Veiga de Barros. Sou formada pela Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP. Também leciono Física em outros colégios particulares.
           Após  ler  e ouvir depoimentos de algumas celebridades sobre suas experiências com leitura e escrita, muitas lembranças me vieram imediatamente.  Aprendemos a ler e escrever tão naturalmente que nem damos a devida importância a essas duas conquistas. Será que seríamos os mesmos se nossa primeira experiência com a leitura e a escrita tivesse sido diferente? Creio que não...

           Sempre  morei  no  mesmo quintal que meus avós maternos e quando comecei a ir na escola, era meu avô quem me levava. Ela já era bem idoso e mal sabia assinar o nome, mas sabia da importância dos estudos e fazia questão de me acompanhar todo dia até o portão da escola. Na hora de fazer a tarefa ele ficava sentado do meu lado na mesa da cozinha, e observava cada coisa que eu fazia. Ele era muito bom em matemática e me ajudava com os cálculos, fazia todos "de cabeça" sem nunca ter aprendido a maneira formal. Me lembro como ele ficava fascinado ao me ver ler e escrever e acho que se pudesse ia a escola comigo... Ficava lá, do meu lado, sentadinho, "desenhando" seu nome em um caderno para treinar a assinatura. Era a única coisa que "escrevia", mas sinto que queria muito mais.
         
           Esse  foi  o meu  maior incentivo para aproveitar muito tudo que aprendia na escola. Como eu queria que ele se orgulhasse de mim. Sempre que podia, lia um pouquinho para ele. Aprendemos muito juntos.
          
           Outra pessoa que me recordo e que me ajudou muito a gostar de ler e escrever, foi minha professora de português de 5ª a 8ª série. Ela era ótima. Fazia chamada oral de leitura depois de ensinar a entonação correta para a pontuação (nunca me esqueço da "pequena pausa" para a vírgula). Quando ela lia pra gente era como se tivéssemos assistindo um filme, até as emoções ela conseguia passar através de sua voz. Sonhava ler como ela. Eu treinava bastante.
       
           Hoje  leio  muito  para  minha  filha  (as  vezes, para meus alunos também). Tento ler como minha professora (Dona Édma). Minha filha odora e também já lê muito bem. Leio muito mais que escrevo, mas sei que essas duas habilidades caminham juntas. Ultimamente tenho treinado bastante!
          
           O exemplo é o melhor incentivo que podemos ter!! Temos que nos acostumar a fazer isso em sala de aula. Mesmo sendo mais ligados a números temos a capacidade de desenvolver a competência leitora e escritora em nossos alunos.


Depoimento da professora ROSÂNGELA DOS SANTOS:
Me recordo facilmente de meu primeiro contato com a escrita, pois este momento esta marcado até hoje nas portas de um guarda-roupa, que guardo até hoje em um lugar especial no quarto de meus pais na casa da "represa", nosso refúgio aos finais de semana.
Minha mãe adora relatar a história e mostrar as portas a todos os visitantes que chegam a nossa casa, que não são poucos, principalmente no verão.
O fato é que meu fascínio foi tão grandioso com a descoberta da escrita que ao chegar da escola me tranquei em meu quarto e escrevi em todas as portas de meu guarda roupa, minha mãe ao ver me deu uma bronca tremenda, mas depois entendeu que aquele momento seria inesquecível e muito importante para mim e então preservou minhas memórias de infância registradas na porta de meu guarda-roupa.



Depoimento da professora ROSÂNGELA CANAZA :


Eu não me lembro quando foi que tomei gosto pela leitura, mas me lembro de ler vários livros da biblioteca da escola onde estudei o ensino fundamental, lembro que era prazeroso visita-la, lembro-me também que na 5ª série minha professora de português me disse que minha leitura era leitura dinâmica, na época não entendi  muito bem, mas continuei gostando de ler, e lia de tudo, jornal, revista, gibi, etc.


Um comentário:

  1. Olá! Meu nome é Roberto, moro em Presidente Prudente e sou formado em licenciatura de Ciências e Matemática.
    Meu primeiro contato com a leitura foi através das músicas e histórias que eu ouvia de meus pais, irmãos e primos que eram transformadas em desenhos ou figuras. E antes de ter o domínio da leitura eu folhava as revistas de histórias em quadrinhos como Pato Donald e outros. E foi quando eu entrei na escola no pré-primário com a professora Célia que aprendi as primeiras letras e números através de desenhos, brincadeiras e cantigas.
    Quando fui para a primeira série comecei a ter contato com a as primeiras palavras com a cartilha Caminho Suave 1 e 2 e fazendo atividades com o caderno de caligrafia, foi ai que realmente aprendi a ler e escrever. Depois da 5ª a 8ª série do ensino regular, com incentivo da minha professora de Português, já com as habilidades de leitura e escrita, comecei ter gosto a outros tipos de leitura como Monteiro Lobato e coleções como a série Vaga Lume e o livro que achei interessante nessa época ( e acho até hoje), é a passagem da Bíblia do velho testamento e do novo testamento do nascimento até a morte de Jesus Cristo, que foi fundamental na minha formação da 1ª comunhão.
    No colegial, tendo objetivos de prestar concursos e vestibulares tive o gosto por literaturas mais clássicas com os autores consagrados como Machado de Assis, José de Alencar e muitos outros. Não excluindo as outras disciplinas como Historia, Geografia, Biologia, Matemática, Filosofia, Sociologia que foram fundamentais para minha formação.
    E hoje, a minha leitura é mais especifica, como jornais, revistas, artigos de opiniões e autores de concursos e pesquisas de textos na internet.
    E hoje eu passo para meus filhos (e para os alunos), como é importante desenvolver a competência da leitura e escrita, pois é através dela que podemos ter algum conhecimento para a nossa formação.

    ResponderExcluir